Informações

Dentes de leite: você sabia que nem todos caem?

Dentes de leite: você sabia que nem todos caem?

É unânime que nos preocupemos com os dentes das crianças visto que eles possuem diversas funções importantes e necessárias para o desenvolvimento dos pequenos.

Os bebês geralmente nascem sem dentes visíveis na boca, no entanto, em um recém-nascido, já existem 20 dentes de leite totalmente formados (denominados dentes decíduos ou dentes de leite) abaixo das gengivas. Esses dentes se soltam e caem entre 6 e 10 anos de idade para dar lugar aos dentes permanentes.

É por essa razão, que, segundo Jefferson Rodrigues, Diretor Clínico do HOE (Hospital de Odontologia Especializada) os cuidados com a saúde bucal devem começar antes mesmo dos dentes de leite ficarem visíveis. “Para isso, é fundamental a correta higienização da gengiva do bebê com uma gaze úmida”, aponta.

De acordo com ele, é muito comum encontrar no dia a dia crianças com problemas nos dentes permanentes devido à falta de informações. “Muitos acreditam que como os dentes de leite não são definitivos, não merecem muitos cuidados, porém, o que nem todos sabem, é que não são todos que caem. De maneira resumida, o processo de transição dos primeiros dentes para os permanentes não envolve a dentição completa”, completou.

A arcada dentária infantil é reduzida e comporta menos dentes que a arcada adulta. Enquanto as crianças possuem 20 dentes de leite, os adultos, possuem entre 28 e 32 (correspondente à presença ou não dos sisos). Isso quer dizer que alguns dentes que nascem na infância já são definitivos e não possuem um antecessor, como por exemplo, os molares que nascem por volta dos 6 anos de idade (eles ficam posicionados atrás do segundo molar decíduo, normalmente, o último dente de leite).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Assim, mesmo com dentes temporários na boca, precisamos focar esforços em mantê-los livres de cáries por meio de uma cuidadosa manutenção. As formas de prevenir a cárie dentária em crianças são semelhantes àquelas para prevenir a cárie dentária em adultos e incluem a manutenção de uma boa higiene bucal. Evitar, por exemplo, que um bebê ou uma criança adormeça com uma mamadeira contendo fórmula infantil, suco de frutas ou líquidos açucarados na boca já é um grande passo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Dentes de leite saudáveis ajudam a criança a comer, mastigar e falar normalmente. Já os cariados podem dificultar a capacidade da criança de comer normalmente, afetando assim o seu crescimento.

Além disso, um dente de leite cariado pode levar a uma infecção, o que pode danificar o dente permanente que nascerá na sequência. Então, a melhor coisa a se fazer é a prevenção!

E você? Já fez um check up no seu pequeno? Conte com o HOE e agende a sua consulta agora mesmo!

Categoria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Últimos Artigos

Faça-nos uma visita

Visite o HOE e conheça de pertinho tudo o que temos de melhor!

Agende agora!

Não deixe oseu novo sorriso para depois!

O HOE oferece diversos tipos de consultas. Entre em contato e agende a sua consulta ou solicite mais informações.